BEM-AVENTURADOS OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA

O diabo é um espírito malvado e irascível. Ele não quer nem consegue suportar que um ser humano entre no reino dos Céus, por graça mediante a fé em Jesus Cristo. Se, porém, uma pessoa toma esse propósito, em comunidade, ele se atravessa no caminho e lhe resiste com todos os meios possíveis. Por isso, se você quer ser um/a filho/a de Deus, de verdade, então, considera isso e se prepara para a perseguição, como diz Paulo em 2 Timóteo 3.12: “Todos os que querem viver piedosamente em Cristo haverão de sofrer perseguição”. Também o próprio Cristo diz: “O discípulo não levará uma vida melhor que seu mestre. Se perseguiram a Mim, também perseguirão a vós” – João 15.20. Aí não há outro jeito. Por isso diz aqui: “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa do reino dos Céus”, a fim de que se saiba com que podemos consolar-nos. Do contrário, seria uma vida aborrecida e desventurada, visto de fora. E é desgastante encontrar-se, constantemente, em situação de ameaça à vida e aos bens. Onde, porém, a fé entende essas coisas, ela consegue ficar por cima delas, pensando: apesar disso, Cristo disse que eu sou pessoa bem-aventurada e que estou nEle pela fé.

A Palavra de Deus quer expandir o meu e o seu coração, para que seja maior que céu e terra. Pois o que são todas as pessoas que perseguem uma pessoa crente batizada, na Palavra, em comparação com esse Homem e Sua Palavra? Se houver um ou dois que me/lhe perseguem, há muito mais, sim, dez mil anjos contra um, que estão do meu / seu lado – 2 Rs 6.16 –, sorrindo para nós, consolando e declarando-nos pessoas bem-aventuradas juntamente com todas as pessoas santas que estão em harmonia com Cristo e o próprio Deus. Por isso, não devemos deixar essas palavras de lado de modo tão frio e rude, mas inflá-las e ampliá-las, opondo-se a toda perseguição. Aí veremos e aprenderemos que todo o nosso sofrimento é desprezível como nada em comparação com esse sublime consolo e bem eterno – Rm 8.18.

Cristo, porém, diz expressamente: “… por causa da justiça”, para mostrar que não basta ser pessoa perseguida, se não for essa condição. Pois o diabo e as pessoas más também têm que sofrer perseguição. E, muitas vezes, um patife cai em cima do outro e não são amigos entre si, como também uma pessoa assassina persegue outra; um povo e nação faz guerra contra outro; porém, nem por isso são pessoas bem-aventuradas. “Por causa da justiça” vale, exclusivamente, para as pessoas perseguidas por causa da justiça da fé, como diz, também, em 1 Pe 4.15: “Ninguém dentre vós sofra como assassino, ladrão ou malfeitor”, etc. Por isso, gloriar-se do grande sofrimento e alardeá-lo não tem valor sem essa condição, como os miseráveis seres com norma de fé e vida auto justificadas seduziram a pobre gente que, no passado, era levada para ser castigada por seus crimes, consolando-os com afirmações de que com essa morte eles iriam pagar por seus pecados. Tu, porém, acautela-te de toda morte que, pressupostamente, serviria para pagar pelos teus pecados, porque o lugar dessa gente que assim crê e ensina é no abismo do inferno. Antes deve vir justiça e a morte do Senhor Cristo.

Por isso, vê se você tem, em primeiro lugar, uma verdadeira causa divina pela qual deverá ser perseguido/a, e que você tem certeza disso, de modo que a sua consciência possa firmar-se e permanecer nisso, ainda que o mundo inteiro seja contra você. Porquanto é preciso, antes de mais nada, que você e eu, nós, nos prendamos, com certeza e firmeza, à Palavra de Deus, para que não possa surgir em nós nenhuma dúvida ou vacilação. [Continua]

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com