DO ABUSO DE PODER – DO SER UM CRISTO PARA

Jesus Cristo disse: “Ouvistes que foi dito: “Olho por olho, dente por dente”. Eu, porém, vos digo que não deveis resistir ao mal. Se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda. E se alguém quer contender contigo e tirar-te a túnica, dá-lhe também a capa. E se alguém te obrigar a andar com ele uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que te pede algo emprestado” (Mateus 5.39-42).

Ao longo da história essa palavra de Jesus Cristo suscitou muitas perguntas e erros entre quase todas as pessoas muito doutas, não só em Bíblia, porque não promoveram e nem ainda apontaram para o único e suficiente Justificador e Remidor. As muitas perguntas e erros adviram do fato de que não souberam distinguir e separar, corretamente, entre estado secular e estado espiritual, ou entre Reino de Cristo e reino secular. Pois onde se faz uma mistura dos dois e estes não são separados e distinguidos, corretamente, aí, jamais, poderá haver uma compreensão correta na cristandade. Pior. Sugere que nós devemos nos acovardar ante o mal.

Jesus Cristo, Verdadeiro Deus e verdadeiro homem, dirige Sua pregação, Seu ensino, Sua doutrina contra os fariseus que enganavam o povo tanto com a doutrina quanto com a vida. Ele os notifica ao arrependimento e à fé que o Espírito Santo opera nas pessoas que ouvem a Sua Palavra, com coração crente. Os fariseus interpretavam, erroneamente, o mandamento de Deus e o distorciam, com dolo e má fé, de modo que, daí, resultaram, somente, santos falsos, santas falsas – que têm o ser humano como objetivo e agente –, que nada mais creem, ensinam e confessam do que, apenas, a prática do pecado e da piedade em obras exteriores.

O Filho unigênito de Deus criticou e denunciou, condenou e rejeitou a doutrina e interpretação auto inovada dos fariseus. E, eles, por sua vez, não gostaram nada disso. É. Como convencer um tolo, cegado em sua espiritualidade, já que, de modo algum, aceita outros argumentos? Jesus Cristo, aqui, memora a passagem da lei de Moisés destinada aos que estão incumbidos do regimento secular e dos que punem com a ‘espada’, dizendo que devem, sim, retribuir olho por olho, dente por dente (Conferir Êxodo 21.24,27). Portanto, pecam com a mesma gravidade se não fazem uso da ‘espada’ e da punição que lhes foram confiadas, como as outras pessoas, que, se auto empoderando, pegam a ‘espada’ por própria iniciativa e exercem vingança. Os fariseus haviam distorcido e feito da lei de Moisés uma ‘miscelânea confusa’ ao aplicarem a si mesmos esse texto endereçado, somente, às autoridades seculares. Eles, deixando o sentido original primário e nuclear, deduziram dele que qualquer pessoa, individualmente, tinha o direito de se vingar e de retribuir olho por olho… Eles tomaram a si o direito da ira que compete, exclusivamente, à autoridade superior, a quem cabe exercer justiça e direito. Os fariseus perverteram e adulteraram o sentido original da palavra de Deus. E, o que daí resulta não é nada bom. Eles, porém, quando lhes convir, matam, sem piedade.

Jesus Cristo põe por terra a alienação e interpretação falsa e perversa. Ele deixa, intactas, as prerrogativas da autoridade superior e sua competência, mas, ao mesmo tempo, instrui e conscientiza as pessoas cristãs, individualmente, como elas devem agir e proceder, no e fora do ofício e regime secular. Melhor. Como elas devem viver pessoalmente, dizendo que elas não devem desejar nenhuma forma de vingança. Elas devem estar dispostas a oferecer também a outra face, se alguém lhes bater numa delas, por causa de Cristo. Elas devem, neste mundo mau, abster-se de tomar vingança não apenas com as mãos, mas, também, devem afastá-la do coração com todos os seus pensamentos e todas as suas forças, pela oração da fé.

 

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com