HUMILDE DE ESPÍRITO

Segundo a Escritura é chamado de rica a pessoa que embora não tenha dinheiro nem bens, unha e cava para consegui-los, e nunca tem que chega. São essas pessoas, na verdade, que Jesus Cristo chama de ‘ricaços’ que, em meio a grandes posses, possuem menos que todas as pessoas e que jamais se satisfazem com o que Deus lhes concede. O Evangelho vê o coração, que está cheio de dinheiro e bens, e julga por esse critério, embora nada haja na carteira ou no cofre. Por outro lado, também julga o pobre segundo o coração, embora tivesse cofre, casa e propriedade cheios. Deste entendimento convém estar ciente na e por fé.
A fé em Jesus Cristo que disse ‘bem-aventurados os humildes de espírito’ segue em frente, não toma em consideração nem pobreza nem riqueza, mas observa somente as condições do coração. Nisto crê firmemente. Se no coração existe um ser avarento, ele é chamado e ajuizado como espiritualmente rico. Por outro lado, é chamado de humilde de espírito quem não está preso aos bens terrenos e terrenais e consegue, por graça e fé em Jesus Cristo e Sua doutrina, desprender deles o coração, como Ele ensina e prega em Mateus 19.29: “Quem abandona casas, campos, filhos, mulher, etc., os terá restituídos centuplicados e, além disso, herdará a vida eterna”. Com isso Jesus Cristo quer libertar as pessoas ouvintes dos bens terrenos e terrenais, a fim de que não os considerem seu tesouro e quer consolar as pessoas que O seguem que têm que abandoná-los ou prescindir deles, a fim de receberem, também nesta vida, muito mais e coisa melhor do que o que abandonaram, pela fé.
Ser uma pessoa crente e seguidora de Jesus Cristo não significa que ela deve abandonar bens, casa, propriedade, mulher e filhos/as e vagar pelo mundo sem destino, viver à custa de outras pessoas, com já fizeram determinadas pessoas e grupos religiosos, que acusaram outra gente asseverando que não prega e nem ensina o Evangelho da Glória e da Graça de Deus de forma pura e correta quem fica com casa e propriedade e com a mulher e os/as filhos/as. Não, espera aí, não é essa qualificação de pessoas seguidoras de Jesus Cristo loucas que Ele quer! A questão crucial para a pessoa pobre de espírito é que ela consiga abandonar, no coração, casa, propriedades, mulher, filhos/as, embora continue vivendo nelas e permaneça com a família, comendo com ela e servindo-lhe por amor, conforme Deus ordenou, e, não obstante, está disposta a abandonar tudo a qualquer hora, por amor de Deus, caso for necessário, então, sim, abandonou tudo a começar pelo coração.
O que importa mesmo, ao modo de Jesus Cristo e Sua doutrina, é que de modo algum o coração esteja preso ao terreno e terrenal. Mas, que ele permaneça livre de avareza, apego, consolo e confiança em qualquer coisa que é parte integrante deste mundo transitório e passgeiro. E, neste sentido, uma pessoa riquíssima pode, perfeitamente e com justiça, ser chamada de humilde de espírito sem ser obrigada a jogar fora ou se desfazer de seus bens, a não ser que tenha que abandoná-los por necessidade. E, ainda assim, neste caso tal pessoa abandona a eles em nome de Deus e para a Sua honra e glória, não por querer se livrar da sua mulher e de seus filhos e suas filhas, casa e propriedade. Ademais, enquanto Deus o permitir, tal pessoa crente em Jesus Cristo, preferiria ficar com tudo e Lhe servir através deles, estando, porém, disposto a deixar tudo, inspirado pela fé, se Ele lhos quer tirar novamente. Isto sim significa ser humilde de espírito e ser pobre perante Deus ou nada ter e abandonar tudo.

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com