MÍNIMO NO REINO DOS CÉUS

Jesus Cristo salga, por amor a cada um / uma de nós, em Sua época e hoje, pregando que: “Aquele, pois, que abolir um desses mandamentos, mesmo sendo um dos menores, e ensina isso ao povo, esse será chamado o menor no Reino dos Céus. Aquele, porém, que os observa e ensina será chamado grande no Reino dos Céus” – Mt 5.19. Ninguém, desde Adão e Eva, depois que caíram em pecado, conseguiu cumprir a lei de Deus de modo tal que não se perca nenhuma letra ou sinalzinho dela, razão pela qual, quem ensina a Palavra de Deus com pureza e clareza, assevera que nós precisamos de Cristo como o nosso único e suficiente SENHOR e Salvador, do contrário, não há como ser salvo/a. Quem é de Cristo ouve crendo.

Pela lei nós podemos, apenas, quando ensinada de modo correto, chegar, mediante a ação do Espírito Santo, ao conhecimento de nós mesmos/as. Ou seja: Que por nossas próprias forças, nós não somos capazes de cumprir um pontinho sequer da lei. E, embora, depois de termos sido feito pessoas crentes batizadas, pelo Espírito Santo, façamos nós o queremos e podemos, nós, não podemos nos auto manter pessoas justificadas. Nós precisamos ouvir a pregação cristocêntrica, em comunidade, nascida da Palavra da Verdade. Evangelho é a boa notícia de Deus em nosso favor mediante Jesus Cristo que os apóstolos divulgaram em todo o mundo, a saber, que o SENHOR Jesus Cristo venceu o pecado, a morte e o inferno em nosso favor, e assim resgatou, justificou e salvou as pessoas pecadoras que o creem. Ele não exige boas obras. Ele requer delas, tão-somente, fé nEle, a saber, que reconheçam que é por obra, sofrimento e morte de Cristo em nosso favor, e não por obra nossa, que nós somos pessoas justificadas, libertas e salvas, razão pela qual elas fazem boas obras, sem lei, sempre.

Em Mateus 5.19, Cristo não fala precipuamente da vida, e, sim, da doutrina ou do sublime artigo capital do que Ele é e nos dá, por graça e fé nEle, a saber, que nós não podemos nos auto justificar e nem salvar do pecado, da morte, do inferno, do diabo e de todo o mal, mediante os nossos esforços e boas obras. Ninguém cumpre a lei de modo tão puro e perfeito que possa dispensar Cristo, Seu Méritos, Seus Benefícios. Quem tem ouvidos, ouça crente.

Nós, jamais, podemos e nem sequer poderemos subsistir diante de Deus por meio de nossos méritos, caridade ou boas obras. Somente Cristo, cumpriu, em nosso favor, de modo perfeito e puro, a lei. Ele se presentei a nós juntamente com Seu cumprimento no ministério da Palavra e Meios do Evangelho, onde e quando Lhe aprouver. Somente por meio dEle, por graça e fé, é possível subsistir diante de Deus Pai. Somente por meio dos méritos de Cristo, a lei não nos acusa nem condena mais. Portanto, é verdade que tudo deve ser feito e cumprido até o menor pontinho, porém, somente, por meio de Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, isto é possível. Pela fé em Cristo, a justiça dEle se torna nossa justiça, e, com ela, é nosso tudo que é dEle; sim, Ele próprio se torna nosso. Essa é a justiça infinita e que absorve todos os pecados num instante, pois é impossível que haja pecado em Cristo; antes, quem crê em Cristo, está apegado a Ele, e é uma coisa só com Cristo, compartilhando com Ele a mesma justiça. Por isso é impossível que nEle continue havendo pecado. E essa justiça é a primeira, é o fundamento, a causa, a origem de toda justiça própria ou de conduta. Porque de fato a mesma é concedida, às pessoas crentes batizadas, em lugar da justiça original, perdida em Adão, e ela realiza aquilo, sim, muito mais do que aquela justiça original teria conseguido realizar.

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com