SERÃO CONSOLADOS

Jesus Cristo disse: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”. Ainda que as pessoas cristãs sejam feitas chorar e prantear injustamente, elas, apesar de, são bem-aventuradas em Cristo e no Seu Evangelho. No entanto, não serão oprimidas e afligidas, eternamente. Elas serão resgatadas e salvas, como Ló foi em Sodoma, depois das pessoas habitantes de lá lhe torturarem e martirizarem o coração, com sua licenciosidade, por longo tempo, como diz em 2 Pedro 2.7s: “…e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados (porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles)…”. Cada pessoa cristã vive sob a cruz, se entristece, chora, pranteia e lamenta diante de Deus porquanto muito quisera que não fosse assim que o mundo se diverte fundamentado na incredulidade e auto sugestão de palavra e fé e vive em orgias, devassidão, libertinagem, exploração e maldade. Contudo, a pessoa crente em Cristo, embora tenha que sofrer e prantear e ver, diariamente, coisas que entristecem o seu coração, aguenta firme e se apega à promessa do Unigênito Filho de Deus. Somente assim ela suporta a tristeza que lhe agride o coração, a mente, o espírito. Do contrário não aguentaria, firme e consolada, em fortalecimento e consolo sobrenatural do Espírito Santo, exteriormente, o que depõe contra a alegria e a esperança, a ética e a verdade.
As pessoas que pranteiam por causam do que veem acontecer em seu derredor podem e sabem, perfeitamente, que ter alegrias e buscá-las fora do Senhor, é uma ilusão. Fama, prestígio, sexo e poder são realidades terrenas e terrenais, que exigem ‘postura de mordomo’. Eis porque as pessoas bem-aventuradas que choram e serão consoladas estão cientes de que não se afogam e nem são mortas pela tristeza, tão-somente, porque o SENHOR lhes alegra pela fé, como o apóstolo Paulo diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” – Fp 4.4. A promessa é que sustenta a pessoa bem-aventurada que chora. Ela não desespera em seu sofrimento, nem lhe é tirada a alegria do coração, nem sequer esmorece no pranto porque lhe são imputados consolo e refrigério divinos. Do contrário, se jamais tivesse algum consolo ou alguma alegria, teria de languescer e fenecer. Porquanto nenhum ser humano, fora e aparte da fé, é capaz de viver em constante tristeza, por que isso exaure a seiva e o vigor do corpo com diz em Provérbios 17.22: “o espírito abatido faz secar os ossos”.
Cristo não quer que vivamos em constante pranto e aflição, mas, sim, se opõe àquelas pessoas que não querem chorar de modo algum por causa da impenitência, por exemplo; e, que querem, somente, dias felizes e que põem todo o seu consolo nas coisas terrenas e terrenais. Além disso, Ele ensina as pessoas cristãs para que saibam, que quando são feitas passar por tribulações e têm que prantear que não pode ser diferente neste mundo que resiste a Deus e à Sua Palavra. Razão pela qual elas não praguejam e nem se revoltam contra Deus com se Ele não visse tudo e nem fosse gracioso. Elas, apesar do choro, têm a promessa de que serão consoladas nesta vida e na eterna, apesar de. Na eternidade, porém, ficarão inteiramente livres do sofrimento que o diabo, o mundo e a carne lhes causam injustamente.
Isto posto, que se vá tudo o que causa choro, em nome do seu deus e senhor. E, estejamos certos, na fé, ao modo da bem-aventurança, que toda gente que se alegra com o chora das pessoas discípulas do SENHOR Jesus Cristo, ainda não viu o fim! Na eternidade, elas terão de se lamentar e chorar enquanto que estas serão consoladas, para sempre.

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com