VERÃO A DEUS

As pessoas bem-aventuradas, com coração puro, por graça e fé, receberam de Jesus Cristo, em Sua doutrina e pregação, a promessa de que elas verão a Deus. Ao modo da Palavra de Deus não verá a Ele quem se auto busca ou auto justifica um coração puro recluso em sua “cela”, onde acha que eleva os seus pensamentos a Deus, unida a uma vida contemplativa.

Houve ao longo da história quem, com os seus pensamentos fantasiosos, intui ‘escalar’ o céu para ver a Deus – o deus de sua fé auto sugestionada, vale referir. E, entre estas pessoas, concretamente, estão as sofistas e os espíritos cismáticos e santos auto ‘santificados’ que queriam ‘medir e dominar’ a Deus e Sua Palavra e Suas obras com sua própria razão e inteligência. Ver a Deus significa o seguinte: se você tem a firme fé, dádiva do Espírito Santo, de que Cristo é o seu único e suficiente SENHOR e Salvador, etc., então, você vê, imediatamente, pela fé, que você tem um Deus clemente, compassivo, misericordioso. Porque a fé lhe eleva para o alto e lhe abre o coração e a vontade de Deus, onde você vê pura e superabundante graça e amor. É isso que significa ‘ver a Deus’, não com os olhos corporais, com os quais ninguém, aliás, poderá vê-Lo nesta vida. No entanto, a fé enxerga o amável coração paterno de Deus, no qual não existe ira nem inclemência em e por causa de Jesus Cristo, o Crucificado-Ressurreto / Ressurreto-Crucificado em nosso favor. Porquanto quem considera Deus como irado, essa pessoa não vê a Ele corretamente, pela fé em Jesus Cristo. Ela, com sua fé sem amparo nas Escrituras, ‘cobre’ o rosto de Deus com uma cortina e com um véu, com uma nuvem escura.

Ver a face de Deus, conforme diz a Escritura, significa, antes de tudo, no mundo presente, conhecê-Lo verdadeiramente como um piedoso Pai pleno de clemência por causa de Jesus Cristo, do qual se pode, por graça, esperar todos os bens e dádivas necessárias para a mais alegre e feliz vida. E, isto acontece, exclusivamente, pela fé em Cristo. E, quem tem tal certeza da fé, vive em seu estado e condição com o seu marido ou a sua esposa, com os seus filhos e as suas filhas, com os vizinhos e as vizinhas, com os próximos e as próximas, conforme a Palavra e o mandamento de Deus, vendo a Deus, diariamente, pela fé. Ademais, se conscientizará acerca do que Deus pretende com o seu estado e condição. E, você concluirá, na Palavra, que é do agrado de Deus, que não mente no que fala e ordena, não de tua própria fantasia, que Ele te quer agindo e fazendo o que está ao teu alcance aí onde estás. Porquanto o mundo precisa de pessoas que agem e tiram consequências do que é ter um coração puro.

São realidade e condição magníficas e um tesouro maior do que tudo que se pode desejar ou imaginar saber que você está vivendo na relação correta com Deus, de modo que não só o coração pode ser e estar consolado e gloriar-se na certeza de Sua graça em e por causa de Jesus Cristo, mas, também, pode ter a certeza de que a sua vida e conduta exteriores, igualmente, Lhe agradam. Daí se segue que o homem e a mulher, aí onde estão, fazem e suportam tudo com alegria e confiança, não se deixando apavorar nem levar ao desespero por nada que depõe contra a vida e a existência que Deus pensou para nós.

Isto posto convém se dar conta de que a pessoa que não vê a Deus em e por causa de Jesus Cristo não é capaz de suportar tudo com alegria e confiança. Ela, para início de conversa, não tem um coração puro mediante a ação do Espírito Santo, razão pela qual busca ver a Deus por sua própria razão, inteligência, méritos, boas obras. Mas isto não vai dar certo.

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com