Vós sois a luz do mundo

Jesus Cristo que não faz palavras ou às dirige ao vento ou mesmo ao acaso disse, referindo-se a pessoas concretas, específicas e reais, em Igreja e Sociedade, qual é o segundo aspecto do ministério do qual Ele incumbe os amados apóstolos: que sejam chamados de luz do mundo e que, também, o sejam. Isto é, que instruam as almas e lhes mostrem o Caminho para a vida eterna. Sim, foi o próprio Unigênito Filho de Deus, o nosso único e suficiente SENHOR e Salvador que disse: “Vós sois a luz do mundo. A cidade sobre o monte não pode ficar escondida. Também não se acende uma luz e se a coloca debaixo de um alqueire, e, sim, num velador. Assim ela ilumina para todos que estão na casa” – Mateus 5.14-15.

Asseverando o que assevera, Jesus Cristo, sujeita o mundo inteiro aos apóstolos, para que ele possa ser, e de fato seja, iluminado por eles. E conclui que ele é pura treva e cegueira com tudo que é capaz. Pois se tivesse uma luz para iluminar – que não seja essa – como supõe, por que necessitaria dos apóstolos para isso? Acaso isso não é um ministério sublime e excelente e uma honra acima de todas as honras, ao qual deve sujeitar-se tudo o que existe no mundo, governos seculares, regime eclesiástico, senhores/as, doutores/as, sábios/as segundo o mundo e a carne, santos/as sem amparo na Palavra de Deus? Todas as pessoas que querem ser justificadas por graça mediante a fé em Jesus Cristo têm que se sentar para ouvir crendo quando os apóstolos se levantam e permitir que toda sua sabedoria, santidade, etc., sejam reprovadas e condenadas, haja vista que não sabem o que ensinam e como vivem, nem qual sua situação perante Deus, fora da graça mediante a fé em Jesus Cristo.

E, agora, começa o problema, porque todos e todas querem ser sal da terra e luz do mundo, mediante a justiça segundo a carne. E, não faltam religiosos e religiosas, auto feitos/as ou não, que se auto põe como luz do mundo. Ninguém quer ficar para trás, nem mesmo se para isso é preciso se mascarar e pintar. Até mesmo lobo, não só o diabo, ousa ser e se auto ‘nominar’ de luz do mundo. Fora da Palavra, ou mesmo a parte ou adulterando a ela, todos/as, se ‘arvoram’ a mestres da Palavra de Cristo. E, não falta quem ousa rebaixar os próprios apóstolos, baboseando que não basta que os apóstolos pregaram e que o Espírito iluminou através deles, na Palavra, as pessoas ouvintes crentes que solicitaram e receberam o Sacramento do Batismo, mediante a fé. Mas que seria necessário ouvir e cumprir os decretos e as leis estabelecidos por pessoas, grupos, concílios tidos como santos, pais e líderes máximos da igreja, para então ser integrante dos/as que são luz do mundo ao modo de Deus.

Nós, porém, que estamos cientes de que ter a Cristo Jesus como o nosso único e suficiente SENHOR e Salvador, o Evangelho, a doutrina cristocêntrica e a pregação da fé são algo sublime e de incalculável valor, jamais, devemos permitir fé, ensino e confissão, em nós, que significa o Unigênito Filho de Deus como qualquer charlatão, que usa e fala meias palavras e meias verdades e mente com a verdade. Ninguém muda o seguinte –, mesmo que muito opine, palpite e expresse os seus achismos, sua doutrina, seu ensino e sua fé –: Jesus Cristo chama os Seus apóstolos de luz do mundo inteiro, de modo que não precisa de outra luz, e o que vai além de Sua doutrina são, somente, trevas. Ainda que ‘iluminem’ longe com suas ‘lanternas’, tudo isso não passa de palavra e leis excogitadas por seres humanos a respeito de coisas exteriores, que, sem isso, qualquer pessoa também entende e qualquer um pode auto justificar como agradável a Deus e fazer por si mesmo, sem amparo no Evangelho de Cristo.

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com