Vós sois o sal da Terra

Jesus Cristo disse: “Vós sois o sal da terra; se, porém, o sal se tornar insípido, com que se há de salgar? Doravante, para nada serve a não ser que seja jogado fora, para que seja pisado pelas pessoas” – Mateus 5.13. O que é ser sal que salga, quanto à sua função?

Com a palavra “sal”, e mostra qual deve ser a sua função. Pois sal não é sal para si mesmo. Ele não pode sagar a si mesmo, mas, sim, serve para salgar carne e o que mais é necessário na cozinha, para que preserve seu gosto, se mantenha conservado e não apodreça. Na verdade, é uma função maravilhosa e uma grande e esplêndida honra que Deus chama os Seus discípulos e ouvintes crentes de ser sal, acrescentando que devem salgar tudo que existe na terra. Para isso, porém, se exige uma pessoa que esteja disposta – conforme Jesus Cristo ensinou até agora – a ser pobre de espírito, miserável, sedenta, mansa, etc., e a sofrer toda sorte de perseguição, injúria e ofensa. Sem isso, não haverá pessoa pregadora que saiba salgar de verdade, pelo contrário, será um sal insípido, que não tem nenhuma utilidade.

Afinal, é exigir muito e representa uma enorme sobrecarga para uma pobre pessoa pescadora, ou outra pessoa desprezada qualquer, por causa de Cristo, Seu Evangelho, Sua doutrina, Seu Espírito, do culto, ser chamada de sal da terra perante Deus, e ter a pretensão de salgar todas as pessoas da terra, mediante a Palavra e os Meios da Graça. A razão e a natureza humana, por si mesmas, não são capazes disso, pois elas se cansam e não suportam, fora da fé que Deus quer em curso na nossa vida, receber em troca de ser sal somente vergonha, injúria e desgraça, e logo diriam: ‘Que o diabo salgue o mundo em meu lugar’. Por isso, ao longo da história se verifica, que santos Pais, bispos, monges, pregadores e eremitas deixaram de lado a pregação e se dedicaram a outras coisas, ou se separaram do convívio humano. E, isto, porque eles perceberam que é um preço demasiadamente alto viver em constante risco de vida, dos bens, da honra e do bom nome, dizendo: ‘Vamos deixar isso para outras pessoas, enquanto nós nos meteremos em algum canto e serviremos a Deus em dias agradáveis’.

Por isso, é difícil ser apóstolo ou pregador e exercer esse ministério; segundo a carne o sangue, inclusive, é impossível. Mas terá que haver pessoas que o fazem com alegria, por amor de Deus e de Cristo, o Senhor, que não quer obrigar nem compelir ninguém a isso com mandamentos. Pois o estado cristão é um estado que exige somente corações espontâneos; quem não o faz de coração, fará bem em se manter afastado. Nosso consolo, porém, é que, se houver problemas, se o mundo e o diabo fizeram cara azeda e agirem maldosamente o quanto quiserem, ele diz a nós: “Vós sois o sal da terra.” Onde esta palavra ilumina o coração, de modo que pode confiar nisso e se gloriar sem qualquer dúvida de que é sal de Deus, que se enfureça e raiveje quem não quiser rir. Com essa última palavra de Jesus Cristo, eu posso ser mais confiante e seguro do que as pessoas inimigas de Cristo e do Seu Evangelho com todo seu poder, ameaças e armas que querem me intimidar e silenciar. Porque, como Ele me reconhece como tal e dá testemunho disso por Sua palavra, todos os anjos no céu, sim, sol e lua e todas as criaturas terão que dizer amém e estar do nosso lado contra o mundo e o diabo. E ainda que assim não fosse, nos bastaria esta última palavra de Cristo, pela qual nos denomina e batiza assim: nisso eles não podem mexer enquanto permanece de pé Cristo e Sua Palavra.

Salgar significa condenar a santidade, sabedoria, culto auto justificado no mundo inteiro, vida e fé inventada pela palavra humana. Quem são as pessoas que salgam, hoje?

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com