Um palco sem palco

Andando pelas ruas da cidade às sete da manhã nota-se a nostalgia que paira no belíssimo cenário do Centro Histórico da Lapa, com seu casarios tombado e preservado. O Tombamento foi realizado pelo saudoso prefeito Sérgio Augusto Leoni nos idos dos anos 80 e transformou o modo como víamos a cidade. De uma porção de casas velhas surgiu um Patrimônio Histórico que encanta a quem visita.

Mesmo os moradores que já estão acostumados com o cenário se sentem confortáveis e vivem numa aura de saudosismo e aconchego, tamanho o capricho das fachadas preservadas. É uma delícia poder sentar num banco da praça olhando as belas casas históricas no final da tarde, quando já está tudo mais calmo. Pela manhã ainda mais belo se torna com o ar fresco do dia que inicia.

Este Centro Histórico já foi palco para a produção de inúmeros filmes utilizando os cenários locais e recebeu inúmeros artistas de renome que fizeram questão de conhecer locais como o Theatro São João, uma obra de arte arquitetônica para apresentar arte em seu palco.

O mesmo ex-prefeito Sérgio Leoni, quando vereador, junto ao ex-prefeito Paulo Furiati, em seu mandato, conquistaram a reforma do Cine Teatro Imperial junto ao Governo Estadual e este espaço dinamizou a possibilidade de cultura e arte. Não foram poucos os espetáculos e filmes apresentados naquele espaço.

Porém, hoje, nem Theatro, nem Cinema estão em condições de uso. O Cinema está abandonado, mesmo com verba garantida para a reforma, enquanto o Theatro está sofrendo a ação do tempo e falta de manutenção. O Festival de Cinema da Lapa está sendo realizado no Clube 7 de Setembro, um espaço amplo, bem localizado e adequado às necessidades do evento.

Em sua 14ª Edição, o Festival de Cinema da Lapa é fruto de um esforço muito grande de pessoas interessadas no desenvolvimento cultural da Lapa. É importante frisar que o evento é chancelado pela Lei Rouanet de incentivo à cultura, mas esta não é a única Lei que pode beneficiar a cultura.

Existem outros mecanismos de incentivo à cultura que servem inclusive para reformas e restaurações de patrimônio histórico, só basta buscar. A Petrobrás Cultural é uma delas, mas existem mecanismos para que as coisas aconteçam, só falta a vontade de buscar.

Enfim, a Lapa hoje é um palco que não tem um palco para quem quer mostrar sua arte.

Please follow and like us:

Aramis José Gorniski


Entre em contato com Aramis José Gorniski: aramizinho@gmail.com