Cineclube em sessão histórica

O Cine Teatro Imperial viveu mais um dia de glória, de tantos os que marcaram seus mais de oitenta anos. A sessão do Cineclube 13 de Junho realizada no dia 18 de março, a primeira após sua oficialização, reuniu em torno de 150 pessoas na sua platéia e balcão, para assistir o filme “Bicho de sete cabeças’. Antes da exibição do drama nacional, foi apresentada uma produção local da TV Lapa, o DVD 1 da série Caminhos da História. “Abrir espaço para a produção audiovisual local é um dos principais objetivos de nosso cineclube”, conta o diretor de programação Márcio Assad, que completa dizendo que outras manifestações artístico-culturais também terão espaço e apoio nas sessões. Márcio cita como exemplo a performance teatral que antecedeu o filme. O grupo do Instituto História Viva veio do município de São Mateus do Sul especialmente se apresentar e participar do evento e do debate, que foi altamente produtivo. Já o presidente do Cineclube, Kallil Assad, falou sobre a importância do acontecimento em nível regional: “Além do Instituto História Viva de São Mateus, tivemos a presença de pessoas e representantes de instituições de outros municípios da região, como Contenda, Mafra e Canoinhas (SC)”. Kallil destacou a presença da representante da Secretaria de Cultura e Turismo de Araucária, Cinthia Filleti, com quem o cineclube da Lapa e o Lapa Film Commission mantêm uma parceria de cooperação mútua.

Destacou-se também a grande presença de jovens lapeanos e o apoio das instituições de ensino locais, que abriram espaço para a divulgação do evento.

DEBATE

O debate ocorrido após a exibição do filme foi rico e produtivo, pois além dos aspectos cinematográficos, as questões da reforma psiquiátrica, luta antimanicomial, aspectos da saúde mental, estigmas e preconceitos, foram abordados e discutidos por agentes culturais, profissionais da área da saúde mental, representantes de instituições que atuam no cotidiano das comunidades, tanto dos núcleos urbanos como rurais. “O tema abordado no filme Bicho de Sete Cabeças foi perfeito para nossa discussão sobre um tema preponderante e cada vez mais presente no cotidiano das famílias e das comunidades”, finalizou Kallil Assad, que agradeceu a participação da equipe de apoio do cineclube nas pessoas da Secretária Mara Weinhardt e do Diretor de Produção Marcos Uhlik, que foram incansáveis para o sucesso do evento e também ao Secretário de Comunicação Social da Lapa, Giovani Almeida, pelo apoio logístico, e ao Instituto História Viva pela disposição e brilhante participação no evento.

Mais informações: (41) 9986-1011.

Please follow and like us: